Cultura da Liderança - Instituto DNA Líder

O que é Cultura da Liderança e por que é importante?

O objetivo do Mapeamento da Cultura de Liderança é mapear o perfil atual de liderança na instituição, e vantagens e desvantagens frente à empresa. Dessa forma, este mapeamento é fundamental quando a instituição necessita mudar sua cultura de liderança. Seja para abandonar métodos ultrapassados e que não trazem resultados, ou postular certificações de qualidade que exigem uma nova liderança.

A princípio, o Mapeamento da Cultura da Liderança apresenta o diagnóstico de como está se performando a cultura atual em diversos aspectos e pontos. Desde já, mais que uma atividade, é uma verdadeira ferramenta de transformação dentro de empresas. Antes de mais nada, os negócios estão em constante mudanças. Dessa forma, é importante que haja o mapeamento contínuo para continuar analisando quais processos são efetivos ou não.

Cultura da Liderança
Cultura da Liderança
Cultura da Liderança
Cultura da Liderança
Cultura da Liderança

Qual é o papel do líder no Mapeamento?

Antes de mais nada, é papel dos líderes ajudar e apoiar seus colaboradores a terem autonomia e iniciativas em assumir responsabilidades, aprimorando boas práticas. Logo, acordos e metas de prazos e resultados claros devem ser transmitidos para que haja um alinhamento de funções e melhorias. Assim, o líder deve ser o responsável por orientar funcionários, assim, criando uma cultura de desenvolvimento de pessoas.

Para quais empresas é indicado e como é feito o Mapeamento?

Os negócios que mais precisam dessa análise são aqueles que desenvolvem novos líderes, pois assim é possível mapear seus progressos e aperfeiçoar habilidades necessárias. Assim, a melhoria de processos deve ser constante para o sucesso de uma organização.

 

O processo de Mapeamento da Cultura da Liderança segue o Diagnóstico de Cultura, Alinhamento Estratégico, Capacitação Interna, Plano de Cultura, Implantação, Medidas de Evolução. Em suma, o primeiro passo do Mapeamento envolve realizar um diagnóstico para ter uma ampla visão da atualidade do negócio. Assim, neste diagnóstico, é levado em conta valores e visões percebidos pelos funcionários e implantados na organização. Logo, é por meio desse levantamento que se torna possível identificar gaps e processos defeituosos. Bem como ressaltar pontos que precisam ser alterados e revisados, como procedimentos, comportamentos, e missão, visão e valores.

 

Logo depois que o primeiro diagnóstico foi realizado, a organização entra na etapa de planejamento estratégico e transformação. Assim, todas as informações encontradas no diagnóstico vão servir para outras etapas. Enfim, para completar este processo é preciso que sejam estabelecidos objetivos de mudança, realização de treinamento, planos estruturais e métricas para medir os desempenhos.

Palestras de Liderança
Coaching Liderança
Cultura da Liderança
Coaching Liderança
Como o IDNA Líder pode ajudar seu negócio?

O Instituto DNA Líder atua há quase 2 anos em todo o território nacional, desenvolvendo habilidades e competências de liderança de seus participantes. Com o maior e mais completo treinamento de liderança e um idealizador que possui mais de 20 anos de atuação em serviços de saúde, desenvolvemos profissionalmente colaboradores que desejam desempenhar seus papéis como verdadeiros líderes. Em suma, com metodologia inovadora nos Programas de Coach Profissional, o Instituto se propõe a gerar altos desempenhos para diversos setores. Igualmente desenvolver equipes para que alcancem os melhores resultados para as empresas.

Open chat